Canela-preta: uma das principais doenças na canola

Data de publicação:

Ciclo e ocorrência

A canela preta é causada pelo fungo Leptosphaeria maculans. Este fungo pode ser disseminado via semente, sendo este insumo uma porta de entrada para novas áreas. Áreas que já tiveram histórico da doença, o fungo pode sobreviver em restos culturais e poderá incidir sobre plantas jovens logo após a emergência. As lesões iniciais podem ocorrer em cotilédones, em folhas ou hastes. As lesões estabelecidas formam estruturas reprodutivas (picnídios) que são responsáveis por produzirem novos esporos que poderão ser disseminados e produzirem novas lesões, aumentando a severidade da doença na lavoura.

Clima chuvoso e úmido é uma das principais condições que favorece a ocorrência dessa doença. Ainda, existe uma variabilidade na agressividade dessa doença conforme a virulência do patógeno ocorrente na área. Juntando esses dois fatores, clima favorável e alta virulência, os danos poderão ser expressivos.

 

Danos e sintomas

Os sintomas podem ocorrer em cotilédones e nas folhas como lesões circulares ou irregulares, de coloração cinza-claro a amarelo-claro, com grande número de pontos pretos correspondentes aos picnídios. Porém, as lesões nas hastes são responsáveis pelos maiores danos. A ocorrência de cancro nas hastes pode variar de pequenas e rasas lesões quando causado por formas menos agressivas do fungo, a cancros maiores e profundos e que podem circundar toda a haste, quando causado por formas mais agressivas do fungo (elevada virulência). Os sintomas mais graves prejudicam o fluxo de água, nutrientes e fotoassimilados, podendo inclusive causar tombamento de plantas, sendo responsável por grandes danos na produtividade.

 

Medidas de controle:

- Rotação de culturas em áreas com histórico da doença;

- Utilizar sementes de qualidade livres do patógeno;

- Tratamento de sementes com fungicidas;

- Usar cultivares com maior tolerância ao patógeno;

- Aplicação de fungicidas com ação protetora e curativa em parte aérea. O desempenho dos fungicidas será altamente dependente de aplicação preventiva.

Imagem: pflanzenkrankheiten.ch
Imagem: NDSU Extension Service

 

4 e 5 de julhoInscreva-se