Materiais Técnicos

Fungos fitopatogênicos servem de alimento para o nematoide Aphelenchoides

Data de publicação:

O Aphelenchoides spp. é uma espécie de nematoideparasita de plantas que apresenta variabilidade em seu habitat, podendo ser encontrado tanto no solo quanto na parte aérea das plantas. No solo, quando não associados às plantas hospedeiras, podem sobreviver se alimentando de outros microrganismos, como por exemplo de fungos.

Um trabalho realizado pelo grupo de Nematologia do Instituto Phytus, coordenado pelo pesquisador Paulo Santos, teve como objetivo avaliar a multiplicação do nematoide Aphelenchoides spp. quando exposto a oito distintos fungos fitopatogênicos como fonte de alimento.


A interação foi testada com os fungos Fusarium graminearum, Fusarium pallidoroseum, Alternaria spp., Sclerotinia sclerotiorum, Phomopsis spp., Rhizoctonia solani, Phytium inflatum e Phythphora sojae.

Os fungos foram crescidos em placas de Petri contendo meio de cultura (BDA). Após o crescimento micelial dos fungos, foram adicionados cinco indivíduos do nematoide Aphelenchoides spp. por placa, sobre a zona de crescimento do micélio de cada fungo. 

Após 21 dias da inserção do nematoide nas placas, realizou-se a extração para contagem do número de indivíduos finais de Aphelecnhoides

 

Figura 1.Fusarium graminearum  (A) e Fusarium pallidoroseum (B).

 

Figura 2. Fêmea de Aphelenchoides spp.

 

Resultado:


O resultado desse trabalho evidenciou que todos os fungos estudados serviram como fontes de alimento ao nematoide Aphelenchoides spp., e com isso estimularam a sua multiplicação. O número final de indivíduos extraídos aos 21 dias foi bastante alto evidenciando elevada taxa de multiplicação do nematoide nas diferentes colônias de fungos.

Na prática, isso quer dizer que em áreas infestadas com o nematoide Aphelenchoides spp., a infestação de fungos fitopatogênicos no solo podem favorecer a sua sobrevivência, prevalência e multiplicação.

 

O resumo deste trabalho pode ser consultado clicando aqui.

 

 

Acesse outros conteúdos!