Materiais Técnicos

Posso utilizar os multissítios protetores para corrigir erros de posicionamento?

Data de publicação:

Os multissítios, em muitas situações, erroneamente são vistos como uma ferramenta para corrigir erros anteriores. O atraso do início das aplicações ou uso de intervalos muito longos que por ventura venham implicar no aumento da severidade das doenças, causam a sensação de que os multissítios são os produtos que irão resolver tais problemas.


Isso é comum de vermos no campo os multissítios deixados para serem aplicados nas últimas aplicações ou apenas se a doença evoluir no campo. Esse é um equívoco grave, visto que a probabilidade de insucesso na resposta de controle dos multissítios é grande.

A utilização de produtos de reforço é estratégia fundamental para aumentar eficácia do programa fungicida e reduzir os riscos de resistência. No entanto, o uso desses produtos deve ser técnico, ou seja, eles devem ser posicionados de maneira correta, preventivamente, em momentos que antecedam o aumento de pressão de doença no campo.

 

Confira no vídeo abaixo o que o pesquisador Dr. Leandro Marques sugere a respeito.

 

 

Além disso, é importante ressaltar que a utilização de multissítiosnão significa que os intervalos entre aplicações deva ser aumentado. Intervalos seguros devem ser mantidos, dependendo da cultivar, da pressão da doença e das condições de ambiente. 

 

Veja no vídeo abaixo a opinião do pesquisador Ph.D. Ricardo Balardin sobre a utilização dos produtos de reforço:


 

 

É extremamente importante que estejamos atentos a quais são realmente produtos multissítios, os quais apresentam menor risco de resistência e assim irão ter uma contribuição grande no programa fungicida.

Alguns produtos de outras classes como indutores de resistência podem estar sendo erroneamente vendidos com a promessa de fazer o mesmo trabalho dos multissítios e é necessário atenção para não cometer tais erros. Indutores de resistência além de não serem fungicidas não tem nada a ver com fungicidas multissítios

 

Você sabe quais os produtos de reforço recomendados para a soja?

Confira abaixo o vídeo do pesquisador Dr. Leandro Marques sobre essa dúvida.

 

Para fixar, abaixo são listados os principais fungicidas utilizados para reforço em soja até essa próxima safra 2017/18.

 

 

Veja também:

Compartilhar
5,0
starstarstarstarstar