Materiais Técnicos

Ataque de fitonematoides pode abrir portas para fungos de solo

Data de publicação:

O nematoide das galhas (Meloidogyne javanica) tem sido um dos mais frequentes e severos em lavouras gaúchas, embora ocorra em todo o Brasil.

 

Sintomas

Os sintomas em lavouras infestadas, comumente ocorrem em manchas ou reboleiras. As raízes atacadas apresentam redução nas suas funções de absorção de água e nutrientes, culminando em atraso no desenvolvimento das plantas. 

Em campo, sobre combinações de alguns fatores (densidade populacional, clima, cultivar e associação com outros patógenos), os sintomas podem provocar morte de plantas.

Diversos estudos têm sugerido que os fitonematoides, como por exemplo o M. javanica, causam pequenos ferimentos ao penetrarem nas raízes. Estes podem servir de porta de entrada para fungos fitopatogênicos do solo.

 

Interação entre nematoides e fungos

Estudo


Recentemente o grupo de pesquisa em Nematologia do Phytus, liderado pelo pesquisador Paulo Santos, realizou testes para avaliar essa possível interação entre nematoides e fungos. 

Amostras de raízes e solo foram coletadas em lavouras atacadas pelo nematoide das galhas no município de Júlio de Castilhos, RS. 

As amostras foram submetidas a extrações dos nematoides e a análises microbiológicas dos tecidos, para diagnose de possíveis fungos fitopatogênicos.

Resultado


Nas amostras analisadas, foi notada a elevada presença do nematoide das galhas Meloidogyne javanica, tanto no solo quanto nas raízes

Na análise microbiológica dos tecidos, foram detectados fungos de solo, especialmente Fusarium sp. e Macrophomina phaseolina

Os sintomas encontrados nas raízes foram de ampla quantidade de galhas, podridão de raízes e posterior morte de plantas. 

As imagens abaixo mostram as Raízes de soja com Fusarium sp. (A)  e com Macrophomina phaseolina (B).

 

Através das análises realizadas nesse estudo, observou-se a interação entre M. javanica e fungos de solo. Assim, em áreas com a presença de ambos os microrganismos (nematoides + fungos de solo), o parasitismo conjunto pode ocasionar a morte das plantas.

 

Abaixo constam imagens de uma área de soja atacada no município de Júlio de Castilhos/RS, com morte de plantas em manchas ou reboleiras. 

 

 

Acesse também!

Compartilhar
5,0
starstarstarstarstar