Nabo em risco pelo ataque de Microtheca ochroloma

Data de publicação:

Microtheca ochroloma é uma praga conhecida por besouro da folha que ataca brassicáceas como o nabo (Raphanus sativus). Tem sido reportado ataques severos dessa praga em lavouras de nabo do Rio Grande do Sul causando sérios danos a cultura. Tanto o adulto como a larva podem causar danos. No entanto, os danos das larvas são mais severos. As larvas se alimentam principalmente de folhas induzindo uma desfolha severa no hospedeiro.

Figura 1 e 2. Besouro adulto e larva de Microtheca ochroloma. Foto: J. Castner, University of Florida.

Um dos fatores que pode estar contribuindo para o ataque dessa praga é a reduzida quantidade de predadores e parasitas inimigos naturais. Além disso, a ocorrência de baixas temperaturas podem não ser suficientes para reduzir o ataque visto que essa praga possui uma grande tolerância a baixas temperaturas. Clima mais seco favorecem o ataque, especialmente a fase de pupa que ocorre na face inferior das folhas.

Dependendo do alimento disponível é maior ou menor a capacidade de oviposição das fêmeas. Com o nabo como fonte alimentar, a taxa de oviposição foi máxima em alguns trabalhos, o que indica que pode ocorrer rápido aumento populacional nessa cultura levando a ataques altamente destrutíveis. Se esses ataques ocorrem em estádios iniciais da cultura poderá haver consumo de praticamente 100% da área foliar.

No caso de necessidade de controle, esse é feito basicamente com o uso de inseticidas. Deve-se tentar dar preferência ao uso de produtos mais seletivos para reduzir o impacto sobre os inimigos naturais.

 

Fotos do nosso associado Premium, Arthur Krebs.

 

Compartilhar
4,5
starstarstarstarstar