Materiais Técnicos

Momento correto de uso de 2,4-D e MCPA em trigo

Data de publicação:

Devido aos frequentes casos de resistência aos herbicidas inibidores da ALS, os herbicidas 2,4-D e o MCPA tem sido importantes opções para utilização em pós-emergência do trigo. O 2,4-D e o MCPA são herbicidas mimetizadores de auxinas, também chamados de auxinas sintéticas ou herbicidas hormonais. A tolerância do trigo e outras gramíneas a esses herbicidas é mediada por vários mecanismos, incluindo a reduzida penetração foliar, limitada translocação no floema, insensibilidade no sítio de ação e metabolização do herbicida.

 

No entanto, estes herbicidas precisam ser utilizados em momentos e doses corretas para minimizar problemas de fitotoxicidade na cultura do trigo.

Aplicações muito precoces, em plântulas de trigo recém emergidas, podem causar deformações morfológicas como espigas defeituosas, folhas enroladas e estatura reduzida das plantas. Esses danos estão ligados a interferência desses herbicidas aos primórdios de espiguetas localizados no meristema apical (“ponto de crescimento”). Um dos sintomas mais típicos de fitotoxicidade de 2,4-D é a retenção das espigas no colmo após a elongação, que permanecem tortas, com o ápice preso ao colmo pelas aristas. Por outro lado, aplicações tardias, após o início da elongação, também podem ser danosas devido a interferência do herbicida na diferenciação floral (formação das flores). Segundo estudos da Embrapa Trigo, aplicações de herbicidas hormonais próximos à antese podem causar reduções de até 60% no rendimento de grãos (Rodrigues et al., 1995).

 

 

Assim, diversos trabalhos têm evidenciado que o momento mais adequado e de menor risco de fitotoxidade para aplicação desses herbicidas (2,4-D e MCPA) na pós-emergência do trigo é no estágio de pleno perfilhamento da cultura até o primeiro nó visível.

Referências

PINTHUS, J.M.; NATOWITZ, Y. Response of spring wheat to the application of 2,4-D at various growth stages. Weed Res., v. 7, p. 95-101, 1967.

RODRIGUES, O. et al. Efeito da aplicação de herbicida hormonal em diferentes estádios de crescimento do trigo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOLOGIA VEGETAL, 5., 1995, Lavras, MG. Resumos... p. 67.

SHARMAN, B.C. Morphognesis of 2-4-D induced abnormalities of the inflorescence of bread wheat (Triticum aestivum, L.). Ann. Bot., v. 42, p. 145-153, 1978.

 

Compartilhar
5,0
starstarstarstarstar