Materiais Técnicos

Posicionamento de fungicidas visando mofo-branco na soja

Data de publicação:

O mofo-branco está entre os alvos de maior risco fitossanitário para o Brasil. Nas últimas safras, a ocorrência na cultura da soja foi bastante severa devido às condições favoráveis de ambiente. A germinação dos escleródios (estruturas de sobrevivência) do fungo Sclerotinia sclerotiorum é favorecida por elevada umidade do solo, temperaturas amenas (em torno de 15°C e 23°C) e pouca incidência de luz solar. A infecção a partir dos esporos disseminados são favorecidas por elevada umidade do ar e temperaturas amenas. Geralmente essas condições são atendidas em regiões de altitude, locais onde o mofo-branco ocorre com maior intensidade.

A sua ocorrência tem sido de Norte a Sul do país. Regiões de altitude do estado do Rio Grande do Sul e Santa Catarina esse problema tem crescido cada vez mais, onde antigamente ficava restrito a algumas áreas. Devido a dependência de condições de ambiente, a intensidade de mofo-branco varia entre as safras e entre regiões.

 

No controle do mofo-branco, a aplicação de fungicidas foliares é uma das principais medidas que vem sendo utilizadas.

Veja no vídeo abaixo comentários do pesquisador Dr. Nédio Tormen sobre indicativos de risco e definição da necessidade de uso de fungicidas.


 

 

 

A eficiência do controle químico do mofo-branco em soja depende de vários fatores, tais como momento da aplicação, número e intervalo entre aplicações, além da tecnologia de aplicação utilizada.

 

Confira no Podcast abaixo do pesquisador Nédio Tormen sobre como definir o momento certo de posicionar as aplicações e qual intervalo ideal entre as aplicações

 

 

Um outro fator bastante determinante na eficiência do controle químico do mofo-branco é quanto a escolha correta de fungicidas. Normalmente os fungicidas com elevada eficácia para mofo-branco são diferentes daqueles tradicionais utilizados no manejo de doenças como ferrugem e manchas foliares. Assim, o produtor precisa estar atento e fazer essas adequações em áreas de risco. Ensaios anuais são conduzidos por entidades de pesquisa para avaliação da performance dos principais fungicidas indicados.

 

Confira no Podcast do pesquisador quais são os principais fungicidas indicados para controle de mofo-branco.

Compartilhar
4,6
starstarstarstarstar