Materiais Técnicos

Quais são as lagartas que preocupam mais nos estádios reprodutivos?

Data de publicação:

As lagartas em soja são responsáveis por perdas significativas de área foliar e algumas espécies são responsáveis por danos diretos aos legumes. A partir da entrada no período reprodutivo da soja a preocupação com algumas espécies aumenta. As condições climáticas exercem significativa influência sobre a dinâmica populacional dessa praga, sendo que é esperado maiores infestações sob condições mais secas e menores infestações sob clima muito chuvoso. 


A tecnologia Intacta com proteínas Cry do Baccilus thuringensis tem baixa ação sobre lagartas do gênero Spodoptera e por isso, a preocupação nessas cultivares sobre essas lagartas aumenta. Nas cultivares não-Bt a preocupação também é grande, especialmente nos estádios de enchimento de grãos, com falsa-medideira e Helicoverpa.

Confira no vídeo abaixo o que o pesquisador Dr. Juliano Farias fala sobre isso.

 

Para a tomada de decisão do controle químico é imprescindível que seja realizado o monitoramento das lavouras para definição da espécie e o nível de dano que justifica o controle.

 

Você sabe identificar a Helicoverpa na soja?


Acesse o infográfico sugerido abaixo e confira as dicas para monitorar a sua lavoura.

 

Você sabe identificar as Spodopteras?

 

Qual o momento adequado para aumentar eficiência de controle?

A eficácia de controle pode mudar em relação ao tamanho em que se encontram as lagartas e o nível de infestação.

Confira no vídeo abaixo o que o pesquisador Dr. Juliano aborda sobre isso.

 

 

Que produtos utilizar no manejo de lagartas? 

As opções de produtos a ser utilizados variam em função do tamanho de lagartas e do nível de infestação. Sempre no início da infestação com lagartas pequenas, o número de opções de produtos aumenta e podem ser usadas doses menores.

Quando o tamanho das lagartas e o nível de infestação aumentam, as opções de produtos reduzem e se cria a necessidade de aumento de doses, aumentando os custos e a dificuldade de controle.

Confira as sugestões de produtos que o Dr. Juliano aborda. 

 

 

O horário de aplicação influencia no controle de lagartas?

Como a grande maioria dos produtos são sistêmicos na planta e atuam após ingestão de tecidos pelas lagartas, o horário não tem grande influência.

Porém, deve-se dar preferência aos horários que favoreçam a boa deposição e absorção de gotas.

 

 

Veja também:

Compartilhar
4,4
starstarstarstarstar