Phytus Responde
Gabriel Martins Fuchs
Gabriel Martins Fuchs
Gabriel Martins Fuchs Associado premium
Guarapuava - PR9 de Janeiro de 2019 às 10:00
Bom dia, sou de Guarapuava-PR e por aqui temos muito problema com mofo branco. Nas sojas mais velhas (Florescimento pleno) estou com uma aplicação de procimidona (pré fechamento) e uma de fluazinam ( 12 d.a.a). Hoje ja faz 2 semanas da segunda aplicação, e agora a condição esta muito favoravel para a doença, muita umidade, pouca luz solar, e presença de apotécios na área. Tendo em vista que a soja está muito fechada, seria eficiente mais uma aplicação específica?
2
Phytus Club

Prezado associado,

Ao nosso ver, são dois direcionadores principais para tomada de decisão, a presença de folhas e se já tem ou não mofo-branco na área. Se caso você esteja sem mofo instalado (devido ao bom manejo anterior) associado a ausência de flores, a soja já derrubou todas as flores e já está enchendo grão, é possúvel que não haja resposta dessa terceira aplicação, visto que as infecções ocorrem preferencialmente via flores e você não tem pontos de infecção mais. Agora, se ainda tem flores ou se já tem focos de mofo na área (presença de micélio) é provável que haja resposta da aplicação. Quanto a soja fechada, daí você tera que usar de todas as estratégias possíveis para tentar penetrar mais produto, gotas finas, condição adequada, aumentar volume de calda, horário de aplicação, enfim. Esperamos ter ajudado.

Informações cedidas pelo nosso pesquisador Dr. Nédio Tormen.

Phytus Club 

Comentários

Gabriel Martins Fuchs
Gabriel Martins Fuchs
Gabriel Martins Fuchs Associado premium
Guarapuava - PR9 de Janeiro de 2019 às 10:57
Obrigado pela resposta, Nédio. Esclarecendo melhor a situação. A lavoura em questão está com muita flor, não existe ainda doença instalada, apenas apotécioa na area e o clima em condição favoravel.
0