Phytus Responde
Cássia Rafaelle
Cássia Rafaelle
Cássia Rafaelle Associado premium
Ouro Branco - MT12 de Fevereiro de 2019 às 16:01
Qual seria o melhor posicionamento dos principais protetores de que temos no mercado? ex: com o oxicloreto de cobre e mancozeb e clorotalonil qual seria o melhor momento de uso, na 1 º, 2º ou 3º aplicação ? como posicionar melhor a entrada desses produtos no campo ?
1
Phytus Club

Olá Cassia,

O que determina isso são os alvos que se quer controlar e os fungicidas acompanhantes. Quando o foco é mais em manchas e ferrugem, clorotalonil e mancozebe tem apresentado melhor desempenho, principalmente nas primeiras aplicações. Poderás optar pelo oxicloreto de cobre na última como forma de rotacionar (cuidar a mistura para não ocasionar fito). No caso de antracnose presente, o oxicloreto de cobre tem apresentado um bom desempenho, até superior aos demais multissítios, e nesse caso, pode ser opção inclusive nas primeiras. Esperamos ter ajudado.

Phytus Club   

Comentários

Leandro Marques
Leandro Marques
Leandro Marques Associado premium
Santa Maria - RS14 de Fevereiro de 2019 às 17:01
Jorge, obrigado pelo comentário. Multissítios pelo seu comportamento protetor sempre protegem tecidos sadios. Se a doença já iniciou, as lesões já existentes provavelmente não serão curadas pelos multissítios, porém, estes fungicidas irão proteger os tecidos sadios remanescentes contra novas infecções. Em relação ao uso de multissítios em todas as aplicações, perguntas se há algum problema de perda de produção, pelo contrário, há ganho produtivo crescente para o uso de multissítios em todas as aplicações, principalmente no caso de semeaduras mais tardias (novembro em diante). Único cenário com menos risco do não uso do multissítio seria na primeira aplicação para semeaduras do cedo (outubro). Porém vale lembrar que os multissítios não atuam apenas sobre ferrugem. Eles são fundamentais também para elevar o controle sobre outras doenças como manchas e antracnose. Espero ter ajudado.
0
Jorge Cazella
Jorge Cazella
Jorge Cazella Associado premium
Ponte Serrada - SC14 de Fevereiro de 2019 às 16:22
Acrescentando na pergunta, apenas para ferrugem ainda não presente devo ou não aplicar multissitios na 1ª?Se sim qual sequência de multi?Multissitios em todas tenho algum problema de perda de produção?
0